É seguro emagrecer na gravidez?

Muita gente pensa que dieta de emagrecimento é algo totalmente proibido durante a gestação, mas a verdade é que isso é um grande engano.

O fato é que existe um senso comum que diz que a gestação é um momento em que a mulher deve ter uma vida mais saudável, parar de fumar, se alimentar bem e fazer atividade física moderada.

No entanto, algumas mulheres já têm sobrepeso ou obesidade antes da gestação e, nesses casos, pode ser necessário perder peso durante a gestação sim, para evitar problemas.

O mais importante é que esse processo seja feito sempre com o acompanhamento de um profissional da área, com a devida atenção às necessidades nutricionais e físicas das gestante e do bebê.

Então, se você está interessada no assunto, vamos entender um pouco mais sobre os motivos para emagrecer na gravidez.

Por que emagrecer na gravidez?

Segundo especialistas da área, desde que a pessoa siga as devidas recomendações dos profissionais da área, não há nenhum problema que gestantes com sobrepeso tentem emagrecer durante a gestação.

Muito pelo contrário, o emagrecimento durante esse período pode ajudar a evitar uma série de riscos ao feto. Isso porque o sobrepeso ou a obesidade podem gerar o diabetes gestacional, que afeta negativamente o bebê.

LEIA TAMBÉM: Detona Gordura Funciona

Uma reeducação alimentar baseada em alimentos saudáveis, bem como a prática de atividade física moderada durante o período gestacional pode também ajudar a controlar a pressão arterial, evitando a hipertensão que é uma das principais causas da pré-eclâmpsia.

Como emagrecer na gravidez?

Existem algumas dicas que podem ajudar nesse processo de perda de peso durante a gestação, veja:

  • Primeiramente: converse com o seu médico e peça a indicação de uma boa nutricionista, que possa fazer uma dieta personalizada para as suas necessidades.
  • Reeducação alimentar: nada de dietas restritivas pois nesse período é importante nutrir e dar energia ao corpo. Alguns programas podem ajudar a manter o equilíbrio alimentar sem restrições, sendo muito saudáveis.
  • Atividade física: se há sobrepeso prévio e a mulher ainda vai ganhar aumentar de peso durante a gestação, a dica é optar por atividades de baixo impacto, como a hidroginástica. Ela ajuda a melhorar o sistema cardiovascular e promove a queima de calorias, senso mais seguro contra lesões.
  • Atenção à fome: o desejo de grávida é algo muito comum, mas normalmente implica a ingestão de alimentos não programados. A dica é comer sempre de 3 em 3 horas, podendo ser uma fruta ou um iogurte. Lanchinhos como castanhas, queijos magros ou legumes também ajudam.

Essas são as dicas para emagrecer na gravidez!